quarta-feira, 1 de julho de 2009

M.P.L.A. na Lumbala Nova (Agosto de 1974)...




Após o primeiro encontro verificado a 6 de Agosto de 1974, um novo se seguiu, e dessa vez esteveram presentes elementos do Quartel General do M.P.L.A na região Leste com bases na Zâmbia, a partir das quais faziam as infiltrações em território Angolano. Esta nova delegação era chefiada pelo Major Orlog, o qual, segundo nos informaram mais tarde, chegou a ser Ministro da Marinha em um dos Governos após a Independência de Angola.
Nesta segunda visita houve oportunidade para estabelecer algum relacionamento com elementos daquele movimento e após o diálogo chegou-se mesmo a fazer trocas de algumas peças de fardamento e até de facas de mato.
No meu caso particular despertou-me a atenção os livros que estes traziam nas suas mochilas e que na altura eram proibidos em Portugal ou mesmo desconhecidos…

Como exemplo o Livro Vermelho de Mao Tsé-tung – CITAÇÕES DO PRESIDENTE MAO TSE TUNG, assim está escrito na sua capa vermelha. Trata-se da 1ª edição em Língua Portuguesa editado em Pequim em 1967. Este foi-me dado (ou trocado por algo que não recordo) por um camarada do M.P.L.A., e na sua primeira folha tem escrito a tinta azul: 26/10/1971 – Tanzânia Iringa Mgagão Este livro pertence ao camarada Ernesto Donji.

Mas outros vieram ter às minhas mãos, como é o caso de um livro de discursos de Amílcar Cabral, que ofereci a um amigo após o meu regresso a Portugal.
Entretanto ainda mantenho em meu poder mais os seguintes:
AGOSTINHO NETO – PRESIDENTE DO MPLA – A MESSAGE TO COMPANIONS IN THE STRUGGLE. É a transcrição de um discurso feito por Agostinho Neto em 6 de Junho de 1968 através do programa A Voz de Angola em Combate na Rádio Tanzânia. Desconheço o interesse dos guerrilheiros em trazerem este livro, já que está todo escrito em Inglês…Só se fosse para ver as fotos, onde aparece Agostinho Neto e o seu comité central: Comandantes Junginda, Toka e Monimambu. Numa outra foto aparece Deloloa (C.I.R.) com o Presidente Neto. Esta edição foi impressa pelo Liberation Support Movement (delegações de Oakland-Califórnia e Canadá).

Ainda de MAO TSE TUNG – Intervenções nos Colóquios de Ien-An sobre Literatura e Arte (Maio 1942). Este igualmente publicado em Língua Portuguesa – Pequim 1969.
Ainda estou para saber qual o interesse dos guerrilheiros, gente do povo e com pouca cultura, nestas intervenções de Mao Tse Tung sobre tais temas! Por curiosidade transcrevo a dedicatória que o camarada do MPLA me fez no dito livro: Oferece ao meu camarada Briedea o camarada do MPLA Tchapaula Terceira Guerra Mundial F.N.L.

De Vladimir Ilitch LENIN – O ESTADO E A REVOLUÇÂO (texto abreviado) – Edição dos Serviços Culturais do Comité Central do P.A.I.G.C. – 1971
Por curiosidade as mãos pelo qual este livro passou e que prova que o dito era mais do que um livro de doutrina marxista era uma cartilha para praticar a leitura da língua Portuguesa… Assim, escrito a verde logo na primeira página: Este livro pertence ao c/da Russel Portela ou Manuel Eranda Juventude – Angola Kallombo. Na folha seguinte uma outra referência de propriedade: 09/5/74 Este livro pertence ao camarada Chapaev Yank


Depois destes encontros do MPLA com o Exército Português na Lumbala Nova, de que todos nós fomos testemunhas, seguiu-se o encontro na picada do Lucusse, ai sim já com a presença de altas patentes de ambos os lados e depois todas as negociações que levaram à Independência de Angola e à total retirada das nossas Forças Militares.
Por esta razão a LUMBALA NOVA e a 1ª C.CAÇ do B.CAÇ 4212/73 escreveu uma página importante no fim das hostilidades e no advento da Republica Popular de Angola.

1 comentário:

  1. FERREIRA DA 3383
    SOU O FERNANDO GOMES DA BERLIET
    VÊ SE MANDAS UM MAIL COM O TEU ENDEREÇO
    O MEU É
    afcgomes@sapo.pt
    um abraço

    ResponderEliminar