LUMBALA 1974 - 1ª C.CAÇ. do B.CAÇ. 4212/73 (Abrantes-Angola) Regressados de Angola em Fevereiro de 1975 fizeram a sua reintegração na sociedade civil...uns continuaram os seus estudos,outros voltaram aos seus empregos ou emigraram ou regressaram onde antes tinham estado emigrados... Todos constituiram família...e hoje, já com cabelos brancos ou sem eles, mais ou menos barrigudos, pais de filhos e avós de netos, não podem faltar aos Encontros-Convívio que anualmente se vêm realizando...
quarta-feira, 1 de julho de 2009
M.P.L.A. na Lumbala Nova (Agosto de 1974)...
Após o primeiro encontro verificado a 6 de Agosto de 1974, um novo se seguiu, e dessa vez esteveram presentes elementos do Quartel General do M.P.L.A na região Leste com bases na Zâmbia, a partir das quais faziam as infiltrações em território Angolano. Esta nova delegação era chefiada pelo Major Orlog, o qual, segundo nos informaram mais tarde, chegou a ser Ministro da Marinha em um dos Governos após a Independência de Angola.
Nesta segunda visita houve oportunidade para estabelecer algum relacionamento com elementos daquele movimento e após o diálogo chegou-se mesmo a fazer trocas de algumas peças de fardamento e até de facas de mato.
No meu caso particular despertou-me a atenção os livros que estes traziam nas suas mochilas e que na altura eram proibidos em Portugal ou mesmo desconhecidos…
Como exemplo o Livro Vermelho de Mao Tsé-tung – CITAÇÕES DO PRESIDENTE MAO TSE TUNG, assim está escrito na sua capa vermelha. Trata-se da 1ª edição em Língua Portuguesa editado em Pequim em 1967. Este foi-me dado (ou trocado por algo que não recordo) por um camarada do M.P.L.A., e na sua primeira folha tem escrito a tinta azul: 26/10/1971 – Tanzânia Iringa Mgagão Este livro pertence ao camarada Ernesto Donji.
Mas outros vieram ter às minhas mãos, como é o caso de um livro de discursos de Amílcar Cabral, que ofereci a um amigo após o meu regresso a Portugal.
Entretanto ainda mantenho em meu poder mais os seguintes:
AGOSTINHO NETO – PRESIDENTE DO MPLA – A MESSAGE TO COMPANIONS IN THE STRUGGLE. É a transcrição de um discurso feito por Agostinho Neto em 6 de Junho de 1968 através do programa A Voz de Angola em Combate na Rádio Tanzânia. Desconheço o interesse dos guerrilheiros em trazerem este livro, já que está todo escrito em Inglês…Só se fosse para ver as fotos, onde aparece Agostinho Neto e o seu comité central: Comandantes Junginda, Toka e Monimambu. Numa outra foto aparece Deloloa (C.I.R.) com o Presidente Neto. Esta edição foi impressa pelo Liberation Support Movement (delegações de Oakland-Califórnia e Canadá).
Ainda de MAO TSE TUNG – Intervenções nos Colóquios de Ien-An sobre Literatura e Arte (Maio 1942). Este igualmente publicado em Língua Portuguesa – Pequim 1969.
Ainda estou para saber qual o interesse dos guerrilheiros, gente do povo e com pouca cultura, nestas intervenções de Mao Tse Tung sobre tais temas! Por curiosidade transcrevo a dedicatória que o camarada do MPLA me fez no dito livro: Oferece ao meu camarada Briedea o camarada do MPLA Tchapaula Terceira Guerra Mundial F.N.L.
De Vladimir Ilitch LENIN – O ESTADO E A REVOLUÇÂO (texto abreviado) – Edição dos Serviços Culturais do Comité Central do P.A.I.G.C. – 1971
Por curiosidade as mãos pelo qual este livro passou e que prova que o dito era mais do que um livro de doutrina marxista era uma cartilha para praticar a leitura da língua Portuguesa… Assim, escrito a verde logo na primeira página: Este livro pertence ao c/da Russel Portela ou Manuel Eranda Juventude – Angola Kallombo. Na folha seguinte uma outra referência de propriedade: 09/5/74 Este livro pertence ao camarada Chapaev Yank
Depois destes encontros do MPLA com o Exército Português na Lumbala Nova, de que todos nós fomos testemunhas, seguiu-se o encontro na picada do Lucusse, ai sim já com a presença de altas patentes de ambos os lados e depois todas as negociações que levaram à Independência de Angola e à total retirada das nossas Forças Militares.
Por esta razão a LUMBALA NOVA e a 1ª C.CAÇ do B.CAÇ 4212/73 escreveu uma página importante no fim das hostilidades e no advento da Republica Popular de Angola.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
FERREIRA DA 3383
ResponderEliminarSOU O FERNANDO GOMES DA BERLIET
VÊ SE MANDAS UM MAIL COM O TEU ENDEREÇO
O MEU É
afcgomes@sapo.pt
um abraço