quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Rio Zambeze...



Rio Zambeze, tem 2755 kms de comprimento, nasce na Zâmbia, passa por Angola, estabelece fronteira entre Zâmbia e Zimbabwe, atravessa Moçambique e desagua no oceano Indico, a sul da cidade de Chinde. Ao longo do rio existem 2 conhecidas barragens, Kariba e Cahora Bassa. O ponto mais espectacular do rio são as Cataratas Vitória.

No século XIX, este rio foi alvo das expedições dos portugueses Serpa Pinto e Hermenegildo Capelo.




O nosso aquartelamento na Lumbala a Nova, hoje chamada Lumbala Kaquemgue, ficava situado na sua margem esquerda, perto da afluência do rio Lumbala, e era dele que nos abastecíamos de água e, em algumas folgas, não deixavamos de lá ir dar uns mergulhos... Mas antes, tínhamos de nos acautelar com a possível presença de jacarés!...

(clique no mapa para o aumentar)


Na outra margem existia a Lumbala Velha, onde uma companhia independente tinha o seu aquartelamento. Para fazer a travessia de pessoas, viaturas e víveres, havia uma balsa, julgamos que construída pela JAEA, pois a partir da Lumbala Velha construíram uma picada com ligação ao Lucusse.

9 comentários:

  1. Alto Zambeze é um município da província do Moxico, em Angola, com sede na vila de Cazombo. Tem 48 356 km² e cerca de 20 mil habitantes[1]. É limitado a Norte pela República Democrática do Congo, a Este e Sul pela República da Zâmbia, e a Oeste pelos municípios de Bundas, Moxico, Lumeje e Luacano. É constituído pelas comunas de Cazombo, Cavungo, Caianda, Lóvua, Calunda, Macondo e Lumbala-Caquengue. Até 1975 era uma circunscrição administrativa.
    Comentário enviado por e-mail pelo companheiro Mário Regadas que esteve na Cart. 3416 Lumbala Velha 1971/73...
    Por isso bebeu água do Zambeze na mesma altura que nós!...

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde JC

    Foi com alguma emocao que li o sue blogue sobre a sua estadia na Lumbala Nova,e conclui que a sua companhia foi render a minha em finais de Agosto de 1973.Entrei para a tropa em Julho de 1970 para as Caldas da Rainha de seguida Tavira e mais tarde segui para Tancos tirar curso de minas e armadilhas.Formei Batalhao na Amadora e em Julho de 1971 embarquei no Principe Perfeito? para Angola.A chegada e estadia nos primeiros dias foram iguais aos seus.a viagem ate Lumbala Nova foi exactamente o percurso que fizeram.As companhias e destacamentos mantiveram-se.

    Embarquei em Luanda de regresso a Metropole em 11 setembro de 1973.

    Das minhas memorias da estadia na Lumbala recordo a amizade com o comandante e sub comandante dos Flechas o Domingos e Jaime.Recordo com saudade as cervejas consumidas no estabelecimento da Lumbala cujo dono tambem se chamava Jaime e tinha como mulher uma pretinha muito gira.

    Recordo igualmente a amizade que fiz com um camionista Sr Martins que me hospedava em sua casa quando ia a Teixeira de Sousa em escolta ao MVL,as cacadas que faziamos a noite partindo da Lumbala Velha e chegavamos ja de dia a Lumbala carregados de carne,as escapadas a noite ao Chilombo de jipe para confraternizar com os Fuzileiros,a caça aos jacares a noite ao longo do Zambeze etc.

    Tudo sao boas recordacoes quando regressamos com saude e sem grandes traumas.

    No teu blogue relatas ataque a Lumbala com misseis como sendo o 1º,mas nao,tambem somos atacados com essas armas apos um regresso duma operacao a Caripande,mas felizmente nao acertaram em ninguem.Os misseis cairam entre o campo de futebol e o rio Zambeze.

    Por hoje é tudo,recebe um abraco do teu ex-camarada de armas Furriel Jaime Ferreira

    Parabens pelo seu blogeu e se precisar de algumas fotografias diga que as envio.

    Jaime Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jaime,
    Este espaço está aberto a todos aqueles que queiram colaborar... Envia-me o teu e-mail oara o arcop.china@gmail.com e adiciono-te como colaborador... OK?
    Será um prazer ler os teus relatos e ver as tuas fotos...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. fui da c.art 3416 amigo do mario regadas o que vosz digo e que na lumbala velha foram so 27 meses desde agosto 71 a novembro de 73. historias form muitas porque so de racoes de combate foram quase 3oo.felismente ainda continuo com saude . ja fiz os sessenta anos. vamos ver o que e que o futuro me reserva.um um abracao de um ex combatente.

    ResponderEliminar
  5. Camaradas amigos,

    Fico feliz por ter pertencido à 1ª companhia do batalhão 4212. Gostei de ver a fotografia em que também apareço.
    Um bom Natal para todos os meus camaradas e vêmo-nos no próximo convívio!

    Um abraço do Sá

    ResponderEliminar
  6. Joaquim de Jesus de Sousa16 de julho de 2011 às 13:46

    Olá amigos que viveram comigo em Lumbala-Velha
    entre, Agosto inicio da viajem no Barco Vera Cruz, (28) e (9) de Setembro de 1971, até 18 de Novembro de 1973, (27) meses em Lumbala Velha.
    Também sou amigo do Mário Regadas, e Fernando Gomes, com quem convivo, muitas vezes. Gostaria de encontrar, mais alguém que estivesse, nesse local. Telefone-962535831-Email jjsousa51@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, amigos. Fiz parte do Bart. 3881 - Cart. 3540. Também eu estive em Lumbala Velha e fez agora, há poucos dias, 39 anos que apanhamos um grande susto!!! Julgávamos estar a ser atacados, mas afinal quem estava a ser atacada com misseis era a Companhia que estava do outro lado.Foi no dia de S. Martinho, ao fim da tarde.
    Um abração para todos vós.
    Feio - ex- Furriel na CART. 3540.

    ResponderEliminar
  8. Ola a todos estive em Gago Coutinho de 23 de setembro de 1973 a 25 de agosto de 1974 fazia parte do poletao de Morteiros 4171-73 era o condutor da emfermaria mais propiamente condutor dos medicos Dº Pinto Marques Dº Bandeira Dº Serra que fazia serviço no hospital civil tambem belos tempos que passei ai no torneio de futebol que se fez ai creio que no mes de julho ou agosto por causa d abola apanhei 30 reforços á benfica dados pelo meu alferes sem razao alguma
    muita saudade de tudo isso da malta do local das pessoas em geral mesmo do hospital civil
    perdi fotos perdi contactos nunca mais vi alguem que estivesse ai comigo se por acaso conhecerem alguem do poletao 4171-73 ou alguem que se recorde de mim entre em contacto
    abraço para todos
    Joao Santos

    ResponderEliminar
  9. Olá.
    Fui para lumbala velha dado ao quartel do exerçito destacamento 13 de fuzileiros,e havia a lancha de desembarque.Passamos em teixeira de sousa eficamos no quartel dois dias depois do ataque pelo natal Fmos de fragata até ao lobito comboio até teixeira de sousa e de camionete até lumbala ultimos seis meses de comissão.
    Estive no quartel de belas luanda,ilha de luanda,primeira operaçao.quicabo beira baixa,camabatela,a pior maria mannuela rio dange.Estive de santo antonio do zaire a nóqui, e na lagoa de masabi em cabinda,e tambem no rio lugué -bungo par lá do lucusso na jangada.

    ResponderEliminar